Biodanza

Biodanza

A Biodanza é uma cerimônia de encontro através da música, do canto e situações de grupo, aonde a pessoa vai descobrindo as suas potencialidades.

A Biodanza é um sistema vivencial de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizado das funções originárias da vida.

Vivência é estar imensamente no momento presente, no aqui e agora, que nos leva a uma coerência entre o pensar e o agir.

Integração afetiva é restabelecer a unidade consigo mesmo, com o outro e o universo, através do afeto.

A renovação orgânica ativa processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização.

Funções originárias da vida são as funções decorrentes dos instintos. Os instintos são forças de origem biológica, inerentes aos seres vivos, que atuam de forma inconsciente, mas com a finalidade precisa de preservação e evolução da espécie, independente de qualquer aprendizado.

Atuação no organismo

Com a Biodanza procura-se diminuir a ação repressora do córtex, de forma a permitir que as vivências atuem diretamente sobre o sistema límbico hipotalâmico.

O córtex é a área do cérebro que integra a percepção e adaptação ao mundo exterior. É sede da consciência, da reflexão, do pensamento, da memória, da motricidade, dos centros da fala e da sensibilidade. Tem uma função inibidora sobre o sistema límbico-hipotalâmico e pode modular o comportamento mediante estímulos inibidores conscientes.

Objetivos

v A elevação dos índices de saúde, aliviando o stress e promovendo o bem estar físico e emocional;

v O reconhecimento do próprio valor, aumentando a autoestima e fortalecendo a identidade;

v  A descoberta do próximo como seu semelhante, reforçando os vínculos afetivos;

v A ampliação da visão do mundo, entrando em contato com seus sentimentos;

v Fortalecimento da expressão das potencialidades humanas;

vEstimular os potenciais genéticos inatos, através das cinco linhas de vivência: 
Vitalidade, Criatividade, Sexualidade, Afetividade e Transcendência;

v Orientação da existência a partir da Afetividade e não da Razão;

v Aumento da coragem e do prazer de viver.

Metodologia

Normalmente as vivências de Biodanza compreendem exercícios com músicas específicas, de forma a propiciar vivências integradoras, deflagradoras de transformações positivas.

Um dos principais aspectos de Biodanza é que pelo reforço dos potenciais de saúde de um indivíduo se desenvolvem seus potenciais bloqueados.

Biodanza é um sistema que visa à transformação do estilo de vida da pessoa. A partir das vivências, cada um estabelece o seu estilo de vida saudável, coerente com o seu referencial interno e transporta para o dia a dia.

Desta forma podemos dizer que Biodanza é uma reaprendizagem das funções originárias de amor, prazer e contato.

Princípios

A Biodanza é inspirada no Princípio Biocêntrico, o qual propõe que todo o universo é um organismo vivo.

Podemos ainda relacionar as seguintes referências:

Grupo

A Biodanza só faz sentido em grupo. É na relação com o outro que nos revelamos, que expressamos a nossa identidade. O grupo funciona como útero protetor, o continente afetivo, a matriz de todas as possibilidades.

Prioridade da Vivência

A vivência tem prioridade fundamental. A aprendizagem na Biodanza se dá pelas vivências atuando diretamente no nosso sistema límbico-hipotalâmico, que é o centro das emoções, em situações em que a atividade cortical está diminuída.

Princípio de Realidade

Em Biodanza não existe o "como se", a representação. O que é uma decorrência direta da prioridade da vivência; só existe o "em si", ou seja, o aqui e agora, o viver intensamente o momento presente.

Sentido Evolutivo

A Biodanza postula firmemente que cada um é agente da sua própria evolução. Que todo ser vivente é capaz de induzir vivências de auto-regulação e evolução. Sendo a auto-regulação a nossa capacidade de incorporarmos o que é bom para nós, o que nos pertence, o que nos é próprio e de rejeitar aquilo que nos é estranho, prejudicial ou imposto.

Progressividade

A Biodanza propõe a dissolução progressiva das tensões emocionais, das "couraças caracterológicas" (Reich), porém no ritmo biológico de cada um. Essas tensões crônicas, que são as portas de entrada das doenças, vão sendo formadas pelas emoções reprimidas ou bloqueadas.

Vinculação em Retroalimentação

A Biodanza promove a vinculação do indivíduo com o outro, em retroalimentação (feedback), onde o momento, as limitações, os limites do outro devem ser considerados, buscando uma relação harmoniosa e respeitosa.

Transcendência

A vinculação consigo mesmo, onde o sentir, o pensar e o agir têm unidade e coerência, é um dos pontos em que a Biodanza mais trabalha, e que se completa quando estabelecemos o vínculo com o outro e com o cosmos, quando nos damos conta da nossa condição de "pertencer" ao todo.

Orientação Ecológica

A questão ecológica assume importância fundamental na Biodanza. É o resgate do elo perdido do vínculo com a natureza, sentindo como uma agressão a nós mesmos, qualquer agressão à floresta ou poluição de rio.

Modelo Teórico

O modelo teórico da Biodanza foi constantemente aprimorado por Rolando Toro a partir de suas observações e reflexões, até chegar à sua estrutura atual.

Apresenta um eixo vertical, representando a evolução do ser humano no tempo, desde a filogenia até os mais altos graus de desenvolvimento e integração; e, cruzando-o, um outro eixo horizontal, representando o pulsar entre os estados em que pode se encontrar o ser humano, desde o estado extremo da consciência máxima de si e do mundo até o da completa entrega e dissolução no todo (regressão e fusão).

A filogenia (evolução da espécie) significa toda a história da evolução desde os primórdios dos tempos. Cada célula do nosso ser traz em si a informação dessa história, traz os germes das nossas possibilidades de ser no mundo, os nossos instintos de preservação e evolução da espécie.

E, como ponto de partida da ontogenia (história do ser), a Biodanza postula que cada um traz em si, ao ser concebido, em seu Código Genético (CG), a semente da sua própria identidade, os germes do seu desenvolvimento.

O Código Genético traz a continuidade hereditária biológica das estruturas dos seres vivos, através de milhões de anos.

Linhas de Vivência

Rolando Toro caracterizou cinco canais de expressão do Código Genético, os quais denominou Linhas de Vivências. O desenvolvimento do ser humano, quando saudável, se dá de forma integrada pela expressão plena do seu Código Genético, nessas cinco linhas, num movimento harmonioso e pulsante, entre os extremos do estado de vigilância e de diluição no todo.

Vitalidade

A Vitalidade está ligada ao ímpeto vital, que é possuir fortes motivações para viver e energia disponível para a ação. É a capacidade de se movimentar no mundo de maneira autônoma, com responsabilidade pelas próprias ações.

Sexualidade

A Sexualidade está relacionada à capacidade de sentir desejo e expressão do prazer, em sentido amplo.  A sexualidade é a sensibilidade global aos estímulos de prazer e não só ao estímulo genital. Sexualidade é sentir prazer pelos alimentos, pelo banho, pela brisa e pela chuva, pelas carícias e beijos.

Criatividade

Criatividade é uma atividade que forma parte integrante da transformação cósmica. Um caminho do caos a ordem. Criatividade é criar a si próprio, enquanto ser que vive e existe no mundo. É movimentar-se buscando o novo, conforme o fluxo do mundo, que é dinâmico. Nesse caminhar é essencial sentir e expressar o sentimento.

Afetividade

Afetividade é a força ou energia que nos conecta e vincula com todos os seres. A essa emoção de conexão e vinculação com os outros membros da espécie ou com a totalidade da vida chamamos amor. O amor nasce em situações de harmonia, segurança, confiança e respeito. Considerar o outro como um ser íntegro, respeitá-lo pelo que ele é, mesmo em sua singularidade e em sua diferença.

Transcendência

Transcendência é a capacidade de se sentir parte de um todo maior. Sentir-se como uma unidade indivisível, não uma mente que anima o corpo, mas uma unidade psicossomática que tem a capacidade de incluir em si unidades maiores e, dentro dessa diversidade, permanecer como uma unidade.


Grupo Regular

Quando e por quanto tempo cada um fará Biodanza, dependerá de quanto cada um quer investir no seu próprio desenvolvimento.

O grupo regular tem encontros semanais. O início é habitualmente reservado para uma vivência de expressão verbal no grupo. Este espaço é utilizado para informações ou comentários do facilitador ou então para a abordagem de um tema teórico ou de ordem geral. É também um espaço para que a pessoa possa expressar o que tem sentido nas aulas, e como essas vivências tem influenciado a sua vida, o seu dia a dia.

Após a expressão verbal, inicia-se a expressão através da música e do movimento. A fala não ocorre nesse momento, buscando a pessoa se relacionar consigo e com o outro através do movimento, o olhar, do abraço.

A prática da vivência é feita, de preferência, com roupas cômodas que permitam liberdade de movimento, sem relógio, jóias, bijuterias e com os pés descalços.

O contato dos pés com o chão já propicia uma primeira vivência de contato, abrindo caminho para esse canal de expressão.

2 comentários:

  1. Dançar a vida é aprender a viver ou melhor superviver.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria dr obter maiores informacoes, contato, local etc

    ResponderExcluir