Depoimentos

A Biodança na minha vida

Eu sou Ivana Vieira Passos e fui para a Biodança no grupo de Jailson Santana em setembro de 2008. Fui num momento de dor, tinha acabado de perder o meu pai, estava desempregada e muito triste e infeliz. Chegando ao grupo fui acolhida com muito amor e carinho. Lá consegui chorar a perda do meu pai, colocar para fora toda a minha dor e tristeza. Me senti num útero quente e amoroso onde fui acarinhada, tocada, compreendida e aceita. Logo percebi que ali era o meu lugar. Fiz uma entrevista com Jai e comecei a freqüentar o grupo regular semanalmente. No inicio foi meio difícil para mim pois eu não entendia quando Jailson dizia que era para trazer tudo para a nossa dança. Ficava confusa.

Eu era insegura, muito frágil, estava com minha identidade abalada, minha auto-estima era muito baixa e me sentia bastante fragilizada.

Continuei freqüentando o grupo regular, comecei a fazer as maratonas e minha vida foi mudando gradativamente. Meu circulo de amigos aumentou, comecei a sair mais a me divertir e comecei enxergar a possibilidade de ser feliz. Aos poucos fui me sentindo melhor, com mais coragem para enfrentar a vida e abrindo o meu coração. A Biodança estava mudando a minha vida.

Consegui um trabalho e tudo melhorou. Hoje quase 6 anos depois vejo o quanto mudei e mudei para melhor. Perdi a insegurança, os medos diminuíram, a minha identidade se fortaleceu, estou mais corajosa e feliz. Hoje enfrento os problemas com mais naturalidade e aprendi entregar tudo ao Universo porque ele verdadeiramente conspira a nosso favor.

Hoje não consigo mais viver sem a Biodança, ela é parte integrante da minha vida. Tudo é importante. Freqüentar regularmente, fazer as maratonas que são importantíssimas para o aprofundamento das nossas vivências e o mais importante, levarmos o que vivenciamos no salão para o nosso dia a dia.

Quero agradecer profundamente a Jailson pela oportunidade que ele me dá para continuar no grupo, pelo seu apoio e amor incondicional e constante e por seu amor infinito. Ele é o meu facilitador. E recomendo Jailson Santana para todos. Garanto que se você começar a fazer Biodança com ele nunca mais vai querer parar.

Agradeço também aos meus parceiros de caminhada por se fazerem sempre presentes na minha vida.

Biodança é vida!!!!!

Beijos,

Ivana Passos.

Em 13/03/14.

TODOS NÓS SOMOS IMPORTANTES....

Muitas vezes não nos vinculamos a essa importância porque os nossos potenciais genéticos foram sendo castrados e destruídos ao longo dos anos, em decorrência de todo esse processo educacional e de todos os ecofatores negativos da nossa civilização. Rolando Toro dizia que "o desenvolvimento EVOLUTIVO de cada indivíduo acontece à medida em que os potenciais genéticos encontram oportunidades para expressar-se através da existência". 

Então, meu convite é para entrarmos em contato com esses potenciais genéticos, inatos de todo ser humano, para podermos evoluir como seres “numinosos” que somos!... Vamos aproveitar para darmos fim a esse mundo de desafetos, de rancores, de mágoas, de ressentimentos; para deixarmos nascer um mundo novo de amor, de paz, de solidariedade, de perdão!...

Que possamos abrir os nossos corações para deixar entrar toda essa energia de luz, toda essa vibração positiva. Que nossas células possam receber a luz dourada da renovação, e que cada um de nós possa vislumbrar esse MUNDO NOVO que desponta com tanta força e tantas promessas de uma vida melhor!...

Jailson Santana

Amizade

"Os verdadeiros amigos são como anjos! Descobri essa irrefutável verdade ao perceber o quanto são raras essas preciosidades que chegam de repente na vida da gente e se alojam devagarzinho em local especial e essencial da nossa existência.
No decorrer dos anos, encontramos vários tipos de anjos.
Alguns são sonsos, vão se apoderando do nos...so carinho como quem não quer nada, até que, quando percebemos, já lhes dedicamos nosso afeto integral...
Outros são mais atirados; já chegam mostrando claramente com seus olhos sinceros o quanto nossa amizade é importante para eles...
Alguns chegam necessitando de curativos nos ferimentos causados por amigos que não eram anjos...
Outros chegam para sarar nossos próprios ferimentos...
Alguns são leves e divertidos; nos mostram a alegria da vida...
Outros, não menos honestos, nos mostram a seriedade com que a vida deve ser enfrentada...
Alguns têm suas qualidades tão à mostra , que a um primeiro olhar já sabemos a que vieram...
Outros têm essas mesmas qualidades muito bem guardadas e precisamos ir desvendando-as aos poucos...
Alguns esbarram na gente numa esquina qualquer, sem avisar e nos dão carinhos reais, sorrisos reais, proteção real...
Uns não são melhores nem piores que os outros; são apenas diferentes, com suas qualidades que devemos salientar; com seus defeitos que devemos enfrentar ( pois quando gostamos temos compromisso de ser fiéis até aos defeitos do nosso amigo anjo).
O importante é tentarmos, ao longo das nossas vidas, termos sempre algum anjo com o qual possamos contar nas horas difíceis pra nos dar alento e nas horas alegres pra rir com a gente, da vida enfim...
O importante é termos anjos...
O importante é sermos anjos...
Amigos são como Anjos!!!!!"


Ah, o amor!
Que venha o amor e se instale perenemente em nosso coração.
Que ele venha em sua cor rosa âmbar,
Que ele venha sereno e doce como é a sua forma.
Ah o amor!
Que encha nossos corações e daqueles que andam perdidos sem se encontrar.
Que ele faça dança permanente em nossas vidas, rodopie, rodopie e faça-nos girar embalados na alegria.
Ah o amor!
Que encha nossos olhos de gratidão e nossas mentes de perdão,
Que se faça presente com sua MESTRIA.
Amor único e universal, amor vida, amor pai e maternal, amor amigo e fraternal.
Amor Único.
Amor Deus,
Amor deuses que somos!

Beta Azevedo

Transcendência

A transcendência nós leva para lugares incríveis, dentro dos nossos próprios pensamentos, das nossas lembranças, das nossas emoções, dos nossos sentimentos!..... Vamos aproveitar esses momentos, para irmos de encontro ao nosso "eu interior", e fazermos as pazes com o nosso passado, com nossas dores e incertezas!... Tenho viajado por lembranças até então adormecidas e esquecidas, como se estivesse observando aquela criança..... aquela adolescente..... que um dia eu fui!... São lembranças nostálgicas; às vezes tristes, às vezes solitárias; mas, também lembranças felizes!... Como é bom recordar; pois recordar é viver!... 

Simone

Oportunidades
Será que estamos aproveitando bem as oportunidades?!
Será que estamos deixando passar em branco?!
Será que estamos cuidando bem de nós mesmos, ou estamos priorizando outras coisas?!
Às vezes as oportunidades vêm de forma tão sutil que nem sequer nos damos conta delas.
Outras vezes temos medo de agarrar e seguir em frente, porque junto, vêm mudanças e transformações.
Que tal pensarmos sobre esse tema?! 
Acho que vale a pena, eu estou pensando nele.
Aliás, este anos aproveitei muito bem duas oportunidades que a vida me trouxe e agradeço por isso todos os dias.
Miriam - 7 de Outubro de 2011

Pequenos preconceitos, grandes preconceitos

Os preconceitos estão no que se fala e no que não se fala, no rabo de olho, no riso que desqualifica, na atitude cínica, na falta de atitude, nas coisas mais simples e corriqueiras que incorremos que mostra quem somos e torna-se parte do que somos por não questionar; parte por deixar-se aproximar do pior e acreditar no que os outros vão achar, julgar, condenar, pelo que é o certo (deles), para não sermos considerados como diferentes. Simplesmente andamos calados diante dos fatos, e de tudo que nos “pega de surpresa”. Os preconceitos se espalham fácil como folhas reviradas ao vento.

Abrir as janelas da consciência, fazer escolhas que sejam felizes, expressar e experimentar o que nunca foi considerado antes desse estado. Quando aprenderemos o que mudar e quando mudar – a hora das revoluções também passa-, abandonar o discurso do medo, das resistências, das coisas horríveis que nos metem na cabeça, o terror, os riscos, coisas demais, e internalizamos passivamente sem conseguir nos despojar delas.

Afranio Campos

Quase sempre as correntes que nos impedem de sermos livres são mais mentais do que físicas.

Portas...

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas, se você vence a dúvida, o medo e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se. Mas também tem um preço. São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes quebra-se a cara, às vezes curte-se a mil e uma.
O grande segredo é saber quando e qual porta se deve abrir. A vida não é rigorosa. Ela propicia erros e acertos. Os erros podem se transformar em acertos quando são aprendidos. Não existe a segurança do acerto eterno.

A vida é generosa. Cada sala em que se vive, descobrem-se tantas outras portas. A vida enriquece quem se arriscar a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e, generosamente, oferece afortunadas portas.

Mas a vida também pode ser dura. Terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida.

Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens.

Potiguara

Procure algo diferente!
O que é o amor?  Aonde vai nos levar? Será que eu tenho que me entregar? O que fazer? Será que devo sair do meu casulo e me transformar em borboleta? Estou pronto para estar com o outro ou com os outros? Estou pronto para me desapegar dos padrões que desnutri a minha vida?
Essas são perguntas que procuramos responder. Para não ficar jogado no meio deste caos, buscamos o atrator chamado “amor”, para uma organização interna e uma vida mais plena. Mas, é preciso esse atrator para super-viver, viver com qualidade! Então, só há duas alternativas, ou eu entrego-me sem medo e amo, ou eu fico com medo e continuo na mesma condição de vítima, da insegurança e das frustrações.
Cada um com sua história! Há um tempo atrás, eu escutava as pessoas falarem de amor. Depois comecei a falar também sobre o amor. Às vezes, ficava pensando que falava muito e sentia muito pouco.
Mas, hoje, que estou aprendendo a amar, procuro palavras e não consigo expressar o que sinto. Parece que o amor é algo tão imenso e sem explicação, que nos paralisa tirando-nos as palavras.
Talvez no simples ato de dizer TE AMO, esse sentimento brota um pouco mais dentro de meu ser! E aos poucos vai preenchendo os espaços vazios que desequilibram a minha existência. Penso eu, que o amor está em todo lugar e todo movimento! No sorriso, no toque, no jeito de tratar, de falar, de abraçar, de beijar, de cuidar, de olhar........
Enfim, na maneira que permitimos e nos comprometemos com a nossa e a intimidade dos outros.  Talvez ou com certeza, seja o grande saque do nosso Mestre Rolando Toro, criar algo que aproximasse as pessoas e fizesse com que elas se comprometessem intimamente com a BIODANÇA, A DANÇA DA VIDA!
Jailson Santana
O amor
O amor é um desejo dos corações humanos, mas é preciso ter muita coragem para alcançá-lo!  Saibamos que não alcançaremos a sua plenitude, pois se trata de um movimento crescente, e como estamos enquanto vida crescendo e desabrochando, nunca chegaremos lá! Porém, vamos criando uma intimidade maior com a nossa Divindade, e consequentemente, vivendo com uma melhor qualidade. Independente de qualquer coisa “amar vale a pena”. É preciso ultrapassar os nossos limites!
Infelizmente, não temos nenhuma Escola que nos ensine a amar; mas, felizmente, temos muito amor dentro do nosso coração, é só se entregar ao movimento da vida! Acredito que a entrega é um processo em construção, uma caminhada em evolução, é como estamos dançando na vida, para a vida e pela vida!
Jailson Santana


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário